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CEO do Grupo GTM participa de Live sobre Cenário da Distribuição

Rodrigo Gutierrez reforça a importância de estar próximo aos clientes para entender suas necessidades e apoiá-los ainda mais

 

Nesta quarta-feira, 20/05, o CEO do Grupo GTM, Rodrigo Gutierrez, participou de transmissão promovida pela Revista Paint & Pintura, importante veículo do mercado de Tintas.

Com o tema principal "Importação e Distribuição: cenário atual e perspectivas", os convidados comentaram assuntos como o impacto da pandemia global nos negócios, a transformação digital na maneira de conduzir as atividades e as variações nos preços das matérias-primas ocasionadas pelo dólar. Além de Gutierrez, outros CEOs de distribuidoras participaram da live promovida pelo veículo.

O mercado de tintas, muito importante na cadeia química nacional, representa atualmente 15,2% do setor da distribuição e apresenta um número de faturamento de aproximadamente 6,5 bilhões de dólares. "O setor emprega atualmente nove mil pessoas diretamente e cerca de vinte cinco mil indiretamente.", introduziu Agnelo Neto, CEO da Revista Paint & Pintura.

A quantiQ, uma empresa do grupo GTM, é referência na distribuição de produtos químicos e oferece soluções para mais de doze mercados estratégicos, entre eles Tintas, Construção Civil, Adesivos, Cosméticos e Borracha.  Além disso, atua diariamente com a missão de ser o ELO entre clientes e representadas

Para iniciar o bate papo, os presentes foram questionados sobre qual é o impacto na precificação gerada pela nova paridade do dólar, uma vez que cerca de 70% dos insumos das tintas são importados. "No Brasil, a questão do dólar é muito forte. A nossa análise dentro da companhia passa por entender o que acontece na cadeia como um todo quando falamos de precificação. É importante estar ciente como a indústria química opera, principalmente no que é relacionado ao dólar. Estamos observando, por exemplo, que o preço da matéria-prima caiu muito assim como o nível de utilização das plantas químicas". Em um momento em que a volatilidade é muito alta, é necessário agir com cautela. "O momento é de ir com calma, devagar, comprar o que é necessário e observar o mercado", orienta.

Durante a transmissão, Rodrigo reforçou muito o trabalho feito junto aos clientes e representadas neste momento de crise "Estamos monitorando constantemente e trazendo para os nossos clientes a segurança e garantia de fornecimento. Além disso, estamos mantendo a comunicação muito próxima para ter um entendimento das demandas dos nossos clientes da maneira mais precisa possível" diz.

Além do entendimento das necessidades dos clientes, a companhia tem buscado mapear os possíveis riscos que os seus fornecedores têm no âmbito de suprimentos, entendendo profundamente como as nossas representadas estão alocando suas produções. "Inclusive, esse mapeamento, nos ajuda a dimensionar, seja aumentando ou diminuindo, a nossa necessidade de comprar antes para assegurar o suprimento para nossos clientes".

Um outro tópico abordado na live, foi a respeito dos preços dos produtos a nível global. O Grupo GTM tem acompanhado de perto as movimentações e cenários dos mercados em que atua.  "Especificamente sobre o mercado de tintas, no momento não vemos nenhuma situação de forte falta de produtos. O que podemos perceber é que, de maneira geral, matérias-primas relacionadas a sanitizantes e ao mercado de produtos de limpeza, por exemplo, o preço subiu muito. Em outros mercados, o preço caiu significativamente. No geral, a questão dos preços depende muito de qual produto você está falando, mas vejo que no mundo todo os preços vão cair um pouco sim", comenta.

Sobre o aspecto de postura e atuação da indústria no geral, Rodrigo observa que as empresas estão mais conservadoras "As companhias estão muito preocupadas com o caixa, com a viabilidade do negócio do clientes...o que acaba criando um pouco de conservadorismo. De qualquer maneira, a GTM está monitoramento de perto a situação atual e garantindo que tenhamos alternativas preparadas com alguns de nossos fornecedores caso algo aconteça.", comenta. "Precisamos ter cuidado e bom senso", complementa.

Gutierrez também reforçou a postura e atuação da empresa, que está cada vez mais próxima dos clientes a fim de garantir uma boa prestação de serviço e o atendimento às suas necessidades. "Temos uma rede de relacionamento com clientes e representadas muito forte e damos muito valor para isso. Em todas as nossas ações, usamos os nossos valores para manter e fortalecer essa relação. No dia a dia, atuamos com agilidade e transparência para assegurar que com quem a gente interage, tenha o máximo de sucesso possível." Adicionalmente, em momentos de crise, Rodrigo reforça que esse valor e a relação precisa estar ainda mais estreitada "Para atravessa essa crise, precisamos andar juntos, conversando com todos, exercendo flexibilidade onde é possível. Além disso, agilidade e proximidade com os clientes são fatores essenciais para passarmos por isso. Precisamos ter uma atitude positiva", diz.

Durante a transmissão, o tema tecnologia foi muito comentado por todos os presentes. "Vemos como uma oportunidade positiva o uso das ferramentas digitais e acredito que nos próximos dois ou três anos, teremos ainda mais essa interface com os clientes na operacionalização de venda de maneira muito forte, o que dará ainda mais agilidade e transparência ao cliente", explica.

Como desafios, o CEO do Grupo GTM trouxe que precisaremos desenvolver uma base de construção de informação ainda mais profunda do que estava sendo trabalhado. "Teremos menos espaço para chute ou feeling e precisaremos ter mais acuracidade nas informações para tomar decisões de maneira precisa". Rodrigo Gutierrez também trouxe que essa pandemia global influenciou o que podemos considerar como normal. "O novo normal vai ser esse".

Para finalizar, Rodrigo comenta que está otimista. "A tendência é as coisas irem se ajustando. Acho que surgirão oportunidades nos próximos tempos para quem souber equilibrar a manutenção da equipe e ter no time gente que conhece o cliente, o negócio e que entende o papel que temos neste momento. Afinal, a GTM atua como o ELO entre clientes e representadas".

Para acessar o conteúdo completo da transmissão, acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=k1M6PyE6Vz4&feature=youtu.be