Notícias

Entenda como a quantiQ garante a segurança em seus processos

Você já percebeu como praticamente tudo que você utiliza tem alguma relação com produtos químicos? O método de produção da roupa que você veste, a embalagem do iogurte do seu café da manhã e até o defensivo agrícola que garante que a salada esteja segura para o seu consumo.   

Entretanto, ao mesmo tempo que sabemos da presença de produtos químicos no nosso dia a dia, também entendemos que o manuseio desse tipo de matéria-prima deve ser feito de maneira cautelosa e por empresas competentes, de maneira a garantir a segurança no processo e preservar a vida das pessoas.

A quantiQ, referência em distribuição de produtos químicos no Brasil, possui uma área chamada MASS (Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho) que é responsável por garantir a padronização e cumprimento de todos procedimentos de segurança da companhia. 

Para entender o dia a dia da área, conversamos com Ramon Aragão, coordenador responsável de MASS do Grupo GTM

"Dentro da área de MASS, as nossas preocupações são muito concentradas e pautadas na classificação de periculosidade do produto: se a matéria-prima é inflamável, corrosível, tóxica e assim por diante", compartilha Ramon. 

O Grupo GTM, do qual a quantiQ faz parte, segue o sistema de classificação conhecido como GHS (Globally Harmonized System of Classification and Labeling of Chemicals), uma metodologia de classificação a nível mundial, que atribui níveis de periculosidade, de 1 a 5.

"Antes de iniciar a distribuição de qualquer produto químico, a nossa equipe entende a classificação daquela matéria-prima e inicia o procedimento de gestão de mudança. Além da área de MASS, o produto passa por homologações nas áreas de Qualidade, Operações, entre outros. Tudo para garantir que conseguiremos atender às necessidades de armazenamento e manipulação daquele produto químico sem riscos. Entre as verificações de MASS, por exemplo, entendemos profundamente o nível de toxidade daquele produto, possíveis reações e se temos a infraestrutura necessária para gerenciar o risco dele dentro da área. Afinal, para cada produto há especificações exclusivas de armazenagem e manuseio e a nossa área existe para garantir a segurança em todos os processos, assim como orientar todas as áreas da empresa em relação aos procedimentos necessários", complementa Ramon. "Temos uma série de ferramentas de gerenciamento de riscos, controles, check-lists e liberações".

Boas práticas quando o assunto é segurança do trabalho também é algo que a distribuidora se preocupa. "Checar incompatibilidade do produto, determinar o posicionamento do porta-pallet, sinalizar cada produto com as suas especificações para auxiliar o manuseio dos operadores". Outra frente fundamental para o trabalho de segurança são os treinamentos, ferramentas imprescindíveis quando falamos de manuseio de produtos químicos. "Além dos treinamentos organizados pelos órgãos reguladores da ISO e do PRODIR, a quantiQ ministra treinamentos de Gestão de Riscos de Produtos Químicos focados especialmente nas particularidades do negócio da distribuidora. Dessa forma, garantimos que todos os envolvidos nas atividades e processos estejam altamente capacitados e preparados para exercer aquela função e entender todos os riscos daquela matéria-prima específica, por exemplo", diz. 

O colaborador também comentou sobre os treinamentos de segurança do trabalho personalizados para nossos clientes. "Junto a equipe comercial, procuramos fazer um trabalho de capacitação no tema Manuseio de Produtos Químicos. Vamos até o cliente e ministramos treinamentos para garantir que os produtos químicos sejam manipulados corretamente. Essa é uma ação que tem funcionado muito bem e pretendemos expandir", finaliza Ramon. 

Ramon também contou um pouco mais sobre como as atividades são divididas no dia a dia da área de Segurança do Trabalho da quantiQ. "As atividades das áreas são divididas em rotineiras e não-rotineiras. Essas atividades são mapeadas através de uma matriz e realizam-se análises de riscos dessas atividades rotineiras para propor níveis de proteção ao colaborador em cada etapa, implementando controles operacionais. No caso das atividades não-rotineiras, como trabalhos em altura e movimentação de cargas fora do padrão de rotinas, aplicamos uma metodologia diferente a fim de entender os riscos específicos daquela situação", explica. 

Além dos procedimentos internos comentados neste texto, a empresa é certificada pelas normas ISO 9001 e 140001, além de possuir a norma especifica de Distribuição, o PRODIR (Processo de Distribuição Responsável). 

A prevenção é um elemento chave para garantir a segurança em todos os processos da companhia, assim como a qualidade de nossos produtos e serviços, e o respeito aos requisitos regulamentares. Para isso, a área de MASS desenvolveu uma política que estabelece os objetivos da empresa nos temas de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho e norteia as atividades e processos . 

Conheça mais sobre a Política MASS da GTM aqui: http://www.gtmchemicals.com/eshq