Banner Notícias

Notícias

Entenda o que são Adesivos Hot Melt e quais suas aplicações

linkedin
compartilhe no Linkedin

Sergio Rubio

Os adesivos são materiais presentes em nosso dia a dia, tanto em aplicações mais comuns como as colas para papel que as crianças utilizam na escola, quanto em aplicações mais sofisticadas como aquelas aplicadas em processos industriais. Podemos dizer que o nível de eficiência desses materiais evoluiu tanto, que alguns processos industriais como soldagem e rebites foram substituídos por adesivos de alto desempenho.  

Atualmente, os adesivos podem ser formulados utilizando-se diferentes tecnologias, sendo que o desempenho final irá depender dos componentes químicos adicionados em suas composições. Além disso, a forma em que o adesivo se apresenta e os processos utilizados para sua aplicação também variam bastante.

Umas das tecnologias mais usadas atualmente são o que chamamos de adesivos Hot Melt (adesivos HM). Esses materiais apresentam ampla aplicação industrial e também são utilizados em um produto bastante popular, conhecido como cola quente, para colagens domésticas e produtos de artesanato.

Industrialmente, os adesivos HM são frequentemente aplicados na produção de embalagens alimentícias, caixas de papelão, sacolas, móveis, etiquetas, fraldas descartáveis, produtos eletrônicos, têxteis e construção civil. 

 

 

Mas afinal, o que é um adesivo Hot Melt?

Um adesivo Hot Melt é um material originalmente sólido a temperatura ambiente, sendo aquecido e aplicado na forma líquida. Logo após a aplicação, o adesivo retorna a temperatura ambiente e adere à superfície sobre a qual foi aplicado. Diferentemente de outros tipos de adesivos em que seus sistemas são baseados em reações químicas ou evaporação de solventes, a adesividade deste tipo de produto se desenvolve a partir do simples resfriamento.

Por ser um produto sólido a temperatura ambiente e com 100% de material ativo, os adesivos HM promovem reduções nos custos de transporte e armazenamento. Além disso, o rápido desenvolvimento de sua força adesiva e os eficientes equipamentos de aplicação proporcionam processos bastante rápidos e altamente produtivos.

Outra vantagem desse tipo de adesivo é o fato de não emitir subprodutos voláteis para atmosfera, sendo um produto mais amigável com o meio ambiente e alinhado com o driver sustentabilidade.

Com relação a sua composição, as formulações dos adesivos HM são relativamente simples quanto ao número de componentes, sendo normalmente constituídas por:

 

  • Polímero: responsável pelas principais características do HM. Atributos como forças adesiva, coesiva e comportamento mecânico são influenciados pelo tipo de polímero utilizado, além de outros componentes que também possuem influência nesses aspectos.
 
  • Resina taquificante: responsável por ancorar o adesivo quando entra em contato com o substrato.

 

  • Cera: ao ser fundida, funciona como uma espécie de solvente para o resto do sistema, facilitando a passagem do polímero e da resina taquificante para o estado líquido.
 
  • Aditivo antioxidante: prolonga a vida do adesivo durante sua permanência no estado líquido, quando este está sujeito à degradação devido à alta temperatura. Com isso, é possível diminuir o número de paradas de máquina, as quais são necessárias para efetuar a limpeza do equipamento e remover o adesivo degradado.

 

Conheça as soluções oferecidas pela quantiQ

A quantiQ, distribuidora de produtos químicos, possui diversas matérias-primas destinadas à produção de adesivos Hot Melt. Conheça algumas delas:

Resinas Unilene:

A linha Unilene da representada Braskem é composta por resinas denominadas hidrocarbônicas. São resinas taquificantes amplamente utilizadas nas formulações de adesivos HM. A Braskem oferece as resinas Unilene dos tipos C9 e C5 nas formas regular e hidrogenada atendendo a um amplo leque de aplicações dentro do universo dos adesivos HM.

 

Ceras Sasolwax:

As ceras Sasolwax da nossa representada Sasol são fabricadas a partir do processo Fischer-Tropsch, por meio do qual é possível obter produtos de alta pureza. Com as ceras produzimos adesivos com menor ponto de fusão e alta resistência mecânica, um diferencial em relação aos outros tipos de ceras como, por exemplo, ceras de polietileno.

Além disso, as ceras Sasolwax também ajudam na obtenção de um maior "open-time" (tempo disponível para unir as partes a serem coladas) e um menor "set-time" (tempo necessário para que o adesivo desenvolva suas características adesivas e de resistência após sua aplicação).

 

Agentes Antioxidantes

Os antioxidantes Jyanox, da representada Jiyi, oferecem alto grau de eficiência, aumentando a estabilidade do adesivo durante o processo de aplicação e diminuindo os períodos de parada de máquina.

 

Além da distribuição das matérias-primas, a quantiQ conta com uma equipe técnica especializada para compreender às necessidades dos clientes e propor as melhores soluções que atendam às suas especificidades.

Ficou interessado em saber mais informações das soluções para adesivos Hot Melt oferecidas pela quantiQ? Então entre em contato conosco pelo e-mail adesivos@gtmchemicals.com .

Artigo elaborado pelo colaborador Sergio Rubio, Coordenador Técnico dos mercados de Tintas, Adesivos e Construção Civil da quantiQ. Entre em contato com o executivo: srubio@gtmchemicals.com