Banner Notícias

Notícias

Entenda o que são óleos minerais e suas aplicações em plásticos

linkedin
compartilhe no Linkedin

Os óleos minerais são produtos provenientes do processo de destilação e refino do petróleo e são utilizados como base para outros produtos, principalmente para a cadeia de plásticos. Além do processo convencional de refinação do petróleo, existem tratamentos adicionais utilizados na produção de óleos minerais que apresentam maior estabilidade e menor toxicidade nas aplicações.

O óleo mineral é um importante agente auxiliar de processos, além de atuar como umectante, otimizando os processos de mistura, incorporação e dispersão de pigmentos e aditivos na produção de masterbatch, preparações pigmentárias e compostos termoplásticos.

Os dois principais óleos minerais utilizados em plásticos são conhecidos como óleo mineral parafínico e óleo mineral naftênico.

 

Conheça a diferença entre óleos minerais parafínicos e naftênicos

Principal tipo de óleo mineral aplicado ao mercado de plásticos, o óleo mineral parafínico apresenta maior estabilidade à altas temperaturas, estabilidade química e compatibilidade com os polímeros no geral.

Já o óleo mineral naftênico, geralmente é utilizado para produções à baixas temperaturas, principalmente em aplicações do mercado de PVC e dispersões pigmentárias.

Veja abaixo a tabela com os principais produtos disponíveis da linha de óleos minerais destinados ao mercado de plásticos:

Características Típicas

Produto

FLEX PAR 826 FOR

FLEX PAR 830 FOR

FLEX PAR 842 FOR

NAP 926

Classificação

GRUPO l

GRUPO ll

GRUPO l

GRUPO V

Ponto de Fulgor (°C)

178

190

236

174

Viscosidade (40°C)

10,3

15,3

50

21,5

Densidade 20/4°C

0,85

0,85

0,88

0,89

Teor de Enxofre (%,p)

0,28

< 0,01

0,7

0,18

Cor

L 0,5

L 0,5

L 1,0

L 0,5

 

Atuação da quantiQ no mercado de Óleos Minerais para Plásticos

A quantiQ oferece em seu portfólio óleos minerais para o mercado de Plásticos, fornecendo desde óleo de baixa viscosidade Signal, até moléculas mais pesadas como BrightStock. Atendemos às necessidades e especificações exigidas pelos nossos clientes, seja com produto puro ou uma formulação personalizada.

Adicionalmente, a distribuidora conta com equipe técnica e laboratórios altamente equipados para análise, aplicação de produtos, controle de qualidade, desenvolvimento e testes de formulações.

 

Além dos óleos minerais grau industrial, a quantiQ oferece ao mercado de plásticos o EMCaplus 380 PS, da representada Oxiteno. O produto atende ao grau USP (Insumo Farmoquímico) e cumpre com os requisitos da RDC 326/19 da ANVISA, sobre materiais plásticos destinados ao contato direto com alimentos.

Quer identificar o melhor óleo mineral para sua aplicação? Entre em contato conosco através do e-mail plastico@gtmchemicals.com  

 

Artigo escrito pelos colaboradores Leandro Souza, Gerente de Contas da Unidade de Materials, e Sebastião Siqueira, Especialista de Produtos Formulados da quantiQ.