Banner Notícias

Notícias

Formulando limpadores no formato wipes

linkedin
compartilhe no Linkedin

Os lenços umedecidos (wipes) são não-tecidos (non-woven) a base de poliéster e viscose impregnados com soluções de limpeza para diferentes fins. Este formato, que antes era predominante no setor cosmético para remoção de maquiagem e para a linha baby, ganha forte espaço no mercado de limpeza doméstica e institucional. Atualmente, é possível encontrar no mercado wipes para desinfecção de superfícies, limpeza de telas e dispositivos eletrônicos, limpadores multiuso para cozinha e banheiro, desengordurantes, limpa-vidros, lustra móveis e até higienizadores para a linha pet.

Em 2020, o crescimento de vendas registrado no Brasil para esta categoria foi de 11% em relação ao ano anterior e a expectativa é crescimento de 42,2% até 2025, segundo o Euromonitor. Este aumento de demanda expressivo reflete na procura por formatos mais convenientes e versáteis de higienização de superfícies, atrelado aos novos hábitos de consumo no contexto pandêmico da Covid-19.

Os wipes podem ser carregados na bolsa, no carro e estão sempre à mão para uma desinfecção rápida de maçanetas, botões de elevadores, corrimãos, balcões e superfícies compartilhadas. Estão na cozinha e no banheiro, para desinfectar ou limpar uma superfície recém suja de forma rápida e prática. No hemisfério norte, os wipes já fazem parte dos hábitos de limpeza, substituindo a lavagem das superfícies que não podem ser enxaguadas com frequência. Assim, além de convenientes, os wipes estão alinhados com a tendência de menor consumo de água.

Entretanto, para desenvolver produtos de limpeza neste formato é necessário se atentar para alguns ajustes em sua formulação. Os wipes requerem que a solução de limpeza impregnada nos tecidos apresente baixa viscosidade, baixa espumação - para que não haja necessidade de enxágue -, boa umectação e compatibilidade com a pele, uma vez que é manipulado em contato direto com as mãos.

Para obter um produto com estas características é preciso utilizar componentes especiais na formulação e a quantiQ, distribuidora de produtos químicos, oferece excelentes soluções em seu portfólio como o tensoativo especial ALKOMOL® L 405 da Oxiteno e o ativo umectante AJIDEW® NL-50, da Ajinomoto.

O ALKOMOL® L 405 é um álcool etoxilado e propoxilado de fonte vegetal e sintética, que tem como principal benefício fazer a limpeza com baixa espumação. O produto consegue reduzir a tensão superficial e remover a gordura e sujeiras

Já o AJIDEW® NL-50 é um ativo umectante multifuncional que pode ser utilizado tanto em produtos cosméticos quanto em saneantes, com o benefício de hidratação e cuidado para as mãos ressecadas. Isso porque o AJIDEW® NL-50 é um produto a base de PCA Sódico derivado do ácido glutâmico, que repõe os constituintes do fator de hidratação natural da pele, sendo biomimético e biocompatível, apresentando desempenho superior aos demais umectantes do mercado.

A quantiQ distribui estas e outras matérias-primas para o mercado de Home Care, como solventes, óleos, tensoativos, corantes, conservantes e especialidades químicas. A distribuidora conta também com diferentes serviços de logística e suporte técnico. Entre em contato e saiba mais sobre as soluções oferecidas.

Para mais informações: homecare@gtmchemicals.com / www.quantiq.com.br

Este artigo foi escrito pelo colaborador Vicente Gomes Oliveira, Especialista de Produtos Home Care da quantiQ.