Banner Notícias

Notícias

Goldman Sachs Asset Management vende Caldic para Advent International

linkedin
compartilhe no Linkedin
  • Caldic une forças com GTM, empresa da qual a quantiQ faz parte, transformando-se em um líder de mercado global na distribuição de especialidades químicas, operando sob a marca Caldic
  • Expandindo o alcance global, a sinergia das empresas irá acelerar as perspectivas de crescimento com investimentos em tecnologia, localidades e pessoas.
  • Advent agregará experiência significativa em produtos químicos, recursos e capital

 

São Paulo, 22 de novembro de 2021 - Goldman Sachs Asset Management anunciou hoje que chegou a um acordo condicional para vender a Caldic BV ("Caldic") para Advent International ("Advent"). A Caldic é um player global premium de soluções de Lifescience e especialidades químicas de valor agregado que tem como ambição ser um parceiro de confiança para clientes e representadas .

O portfólio de matérias-primas da Caldic inclui ingredientes alimentícios inovadores, produtos naturais e soluções funcionais para Lifescience e segmento industriais. Com presença forte na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico, a vantagem da distribuidora está em sua rede global combinada com experiência local, oferecendo flexibilidade para atender às necessidades específicas do cliente por meio de suporte em formulações personalizadas e recursos dedicados para blendings. A transação deve ser concluída no primeiro semestre de 2022, sujeita às condições habituais e aprovações regulatórias. Os termos do acordo não foram divulgados.

Espera-se que a aquisição pela Advent acelere ainda mais o crescimento da Caldic e permita que a empresa continue a fornecer produtos e serviços de alta qualidade para clientes em todo o mundo. Com mais de 30 investimentos, a Advent é um dos investidores mais experientes da indústria química global. Em 2014, a empresa adquiriu a GTM, maior distribuidora independente de especialidades químicas da América Latina e empresa da qual a quantiQ pertence. Ao longo de seus 38 anos de história, a GTM cresceu e se tornou uma das únicas empresas de distribuição de produtos químicos com presença na América Latina. Em abril de 2017, a GTM adquiriu a quantiQ no Brasil, consolidando sua posição como líder na distribuição de especialidades químicas na região. A união de forças com a Caldic criará um líder da indústria verdadeiramente global. Com o anúncio, a Advent International pretende transformar as duas companhias em uma única empresa que operará sob a marca Caldic, e, além disso, isso dará a oportunidade de continuar seu crescimento e acelerá-lo ainda mais, tanto organicamente quanto por meio de aquisições.

Nos últimos anos, a Caldic tem se destacado como um distribuidor de soluções químicas e ingredientes especiais impulsionados pela inovação e rápido crescimento na Europa e em todo o mundo. A empresa continua a fazer investimentos significativos em capacidades de agregação de valor e a mudar seu mix de produtos para mercados finais atraentes e de alto crescimento em Lifescience. A equipe da Caldic tem um histórico de aquisição, integração e aceleração do crescimento das empresas sob seu comando. Nos últimos cinco anos, a Caldic assinou dez aquisições e esse ano anunciou a aquisição da Scott Chemicals, distribuidor líder de especialidades químicas na Ásia, movimentos que reforçam a ambição da Caldic em se tornar um fornecedor líder de soluções de alto valor agregado na região da Ásia-Pacífico.

A GTM é uma distribuidora de produtos químicos especializada na América Latina e vem apresentando um forte crescimento orgânico nos últimos anos como fornecedora de soluções de valor agregado, industriais, especialidades químicas e produtos personalizados para os mercados de Home e Personal Care, Fragrâncias, Borracha, Tintas, Adesivos e Lubrificantes.  Esse crescimento foi acelerado por meio das aquisições de grandes empresas especializadas, como High Chem no México, quantiQ e GoalTech no Brasil. O foco da GTM tem sido o fortalecimento de seu conhecimento e portfólio em toda a região, acelerando o crescimento de suas representadas enquanto fornece altos níveis de serviço e suporte técnico a seus clientes.

Alexander Wessels, CEO da Caldic, declarou: "Estamos entusiasmados com a presença da Advent International para nos apoiar nesta próxima fase. Seu compromisso ajudará a Caldic a atingir o próximo nível de suas ambições de crescimento e estender seu alcance global. Unir forças com a GTM é um próximo passo atraente para a Caldic, à medida que continuamos a construir nossas capacidades de agregar valor em todo o mundo. Estamos muito entusiasmados com a combinação das empresas, que continuarão a operar sob a marca Caldic, criando um negócio atraente em escala global e tornando a Caldic bem posicionada para um maior crescimento. A base sólida da GTM na América Latina aumentará nossa capacidade de fornecer aos clientes produtos e serviços inovadores e sustentáveis, reforçando nosso lema "Because we care". Agradecemos à Goldman Sachs Asset Management pela dedicação e apoio que nos deu durante os últimos anos; eles foram fundamentais para o nosso sucesso."

Ronald Ayles, Diretor Geral e líder global de produtos químicos da Advent acrescenta: "Para a indústria química e de distribuição este é um momento de grandes mudanças, reorganização e consolidação - e para nós, como um comprometido comprador de capital privado, uma grande oportunidade. Como acontece com todos os nossos investimentos, buscamos uma abordagem de crescimento de longo prazo e pretendemos apoiar a Caldic durante a próxima fase de crescimento. Vemos grandes perspectivas na combinação com GTM, quase dobrando o tamanho da Nova Caldic desde o início e esperamos trabalhar em estreita cooperação com funcionários altamente qualificados e equipe de gestão para estabelecer firmemente a combinação como uma plataforma de crescimento global. "

"Com o apoio da Advent International, uma estratégia clara e focada e uma equipe forte, foi possível crescer e entregar valor aos nossos clientes e representadas, reforçando nosso propósito de Criar Valor na Química através das Pessoas", afirma Rodrigo Gutierrez, CEO da GTM. "Estamos muito entusiasmados em continuar esta jornada como parte da Caldic. Nosso portfólio de soluções e serviços é muito complementar à impressionante experiência e oferta de soluções personalizadas da Caldic e permitirá à empresa consolidada criar valor em mercados finais em que não éramos tão fortes. A América Latina é um mercado de alto crescimento com oportunidades tremendas e a experiência conjunta nos permitirá ajudar nossos clientes atuais e novos a aproveitar essas oportunidades.".

Mike Ebeling, Diretor Geral e Líder DACH e Benelux Private Equity da Goldman Sachs Asset Management, disse: "Estamos orgulhosos do sucesso da Caldic sob Alexander e sua equipe de liderança e queremos agradecer a equipe por sua dedicação e excelentes contribuições para o negócio. Estamos entusiasmados com a perspectiva da Caldic de unir forças com a Advent International e GTM e estamos convencidos de que os recursos exclusivos de valor agregado da Caldic, suas iniciativas de crescimento e um histórico comprovado de fusões e aquisições, continuarão a impulsionar sua forte trajetória de crescimento".

Adam Dawson, Diretor Geral e Líder EMEA Healthcare e Consumer Private Equity da Goldman Sachs Asset Management, acrescentou "A transformação da Caldic por meio de iniciativas orgânicas e fusões e aquisições direcionadas a tornar-se um fornecedor líder global de Lifescience e especialidades químicas foi impressionante. Estamos entusiasmados por ter apoiado a expansão global da empresa e o desenvolvimento organizacional, alavancando a Goldman Sachs Value Accelerator,para criar uma plataforma forte para sua próxima fase de crescimento".

Patrice Etlin, Diretor Geral da Advent na América Latina acrescenta: "Esta é uma excelente oportunidade para a GTM, como um distribuidor líder de produtos químicos na América Latina, tornar-se parte de um grupo mais forte com um amplo alcance global. Para a Caldic, vemos mais potencial de crescimento para o futuro, por meio de expansão e investimento para fortalecer a posição de mercado já bem estabelecida da empresa. Temos o histórico, habilidades operacionais e sensibilidade cultural para trabalhar de forma eficaz com a equipe de gestão para criar um novo campeão global em um mercado em rápida evolução.".

Os acionistas vendedores e a Caldic são assessorados pela Goldman Sachs Bank Europe SE e Morgan Stanley & Co. International plc.

 

Para assuntos relacionados a imprensa, entre em contato:

Caldic: Birgit Kamp, Corporate Communication: +31104136420

GTM: Lucila Cardenas, External Communications : + 55 11 99157-8270.

Goldman Sachs: Joseph Stein, Media Relations: +442077744080

Advent: Uneke Dekkers, CFF Communications : +31 (0)6 5026 1626

 

Sobre a Caldic: "Because we care", tocamos a vida de centenas de milhares de pessoas todos os dias. Inspiramos soluções inovadoras e sustentáveis em Lifescience e produtos químicos especiais para os mercados de alimentos, farmacêutico, cuidados pessoais e industriais em todo o mundo. Nossas soluções, cuidadosamente adquiridas e customizadas para especificações exatas sempre que necessário, são apoiadas por pesquisa e desenvolvimento, atendimento ao cliente e suporte técnico e regulatório, garantindo que atendam às necessidades determinadas com precisão em cada estágio da cadeia de valor.

Em toda a Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico, nossos aproximadamente 1.200 funcionários dedicados dia após dia para entregar soluções de valor agregado para nossos clientes. Em nossas atividades, abraçamos os princípios da sustentabilidade, projetando produtos, serviços e processos com esses princípios em mente. Da formulação à entrega, do ingrediente à embalagem, do fornecedor ao cliente, nos preocupamos com cada detalhe do que fazemos. Porque cada detalhe está ao nosso cuidado. Para mais informações, www.caldic.com

Sobre a GTM: Criar valor na química através das pessoas tem sido um objetivo gratificante para a GTM e impulsionou o desenvolvimento de soluções e serviços personalizados para nossos clientes. Um foco profundo em entender as necessidades de nossos clientes, alavancado pelo alinhamento com nossas representadas chave, excelência em operações e infraestrutura, nos permitiu crescer em vários segmentos de mercado, país a país, do norte do México ao sul do Brasil. A América Latina tem sido nossa casa e sabemos operar aqui como ninguém. Para obter mais informações, www.gtmchemicals.com .

Sobre a Goldman Sachs Asset Management Private Equity: Reunindo investimentos tradicionais e alternativos, a Goldman Sachs Asset Management oferece aos clientes em todo o mundo uma parceria dedicada e foco no desempenho de longo prazo. Como a principal área de investimento dentro da Goldman Sachs (NYSE: GS), oferecemos investimentos e serviços de consultoria para as principais instituições, consultores financeiros e indivíduos do mundo, com base em nossa rede global profundamente conectada e percepções de especialistas sob medida em todas as regiões e mercados - supervisão mais de US $ 2 trilhões em ativos sob supervisão em todo o mundo em 30 de setembro de 2021.

Movidos pela paixão pelo desempenho de nossos clientes, buscamos construir relacionamentos de longo prazo com base na convicção, resultados sustentáveis ??e sucesso compartilhado ao longo do tempo. A Goldman Sachs Asset Management investe em todo o espectro de alternativas, incluindo private equity, growth equity, crédito privado, imóveis e infraestrutura. Estabelecido em 1986, o negócio de Private Equity dentro da Goldman Sachs Asset Management já investiu mais de $ 75 bilhões desde o início. Combinamos nossa rede global de relacionamentos, nossa visão única em mercados, setores e regiões e os recursos mundiais da Goldman Sachs para construir negócios e acelerar a criação de valor em nossos portfólios.

Para obter mais informações sobre a Goldman Sachs, visite: www.goldmansachs.com .

Siga a Goldman Sachs Asset Management no LinkedIn .

Sobre a Advent International:  Fundada em 1984, a Advent International é um dos maiores e mais experientes investidores globais de private equity. A empresa investiu em mais de 380 investimentos de capital privado em 42 países e, em 30 de junho de 2021, tinha ? 68 bilhões em ativos sob gestão. Com 15 escritórios em 12 países, a Advent estabeleceu uma equipe globalmente integrada de mais de 245 profissionais de investimento de capital privado na América do Norte, Europa, América Latina e Ásia. A empresa concentra-se em investimentos em cinco setores principais, incluindo negócios e serviços financeiros; cuidados de saúde; industrial; varejo, consumidor e lazer; e Tecnologia.

A Advent investiu em mais de 30 empresas da indústria química nos últimos anos. Os exemplos incluem Röhm, um dos líderes de mercado global em produtos químicos de metacrilato, allnex, líder global em resinas para a indústria de tintas e revestimentos. Além disso, a Advent investiu em empresas como a VIAKEM, fabricante líder de produtos químicos finos, e a GTM, distribuidora de matérias-primas químicas na América Latina.

Após 35 anos dedicados a investimentos internacionais, a Advent continua comprometida com a parceria com equipes de gestão para gerar receita sustentada e crescimento de ganhos para as empresas de seu portfólio.

 

Para mais informações, visite:   www.adventinternational.com
LinkedIn:  http://www.linkedin.com/company/advent-international/?viewAsMember=true