Banner Notícias

Notícias

Para que servem os Corantes no mercado Plástico?

linkedin
compartilhe no Linkedin

Que os artefatos plásticos podem ter diversas cores não é nenhuma novidade, mas você sabe quais são os produtos que conferem cor a estes materiais?

Para aprofundar o tema, é fundamental entender a diferença dos seguintes componentes:

O Colorante é um produto utilizado para conferir cor ao substrato de aplicação. Os colorantes utilizados em plásticos podem ser divididos em dois principais tipos: corantes e pigmentos.

(Confira aqui um artigo que explica em detalhes o que são Colorantes e seus principais tipos: https://www.quantiq.com.br/detalhes-da-noticia/entenda-os-tipos-e-diferencas-de-colorantes-no-mercado-plastico )

 

 

 

 

 

 

Fonte: Senai Mario Amato

Assim como o pigmento, o Corante é um importante tipo de colorante utilizado para conferir cor em diversas aplicações do mercado de plásticos. Suas propriedades técnicas e diversidade de tonalidades possibilitam a utilização em aplicações que vão de peças técnicas do setor automotivo, até embalagens de uso único.

 

Entendendo os tipos de Corantes

Os corantes podem ser encontrados em dois tipos: tradicionais e poliméricos. Os corantes tradicionais são compostos orgânicos solúveis em plásticos, estes produtos apresentam excelente dispersão, fator que facilita o uso em diversos tipos de resinas e processos. Existem vários grades com variadas performances no que diz respeito às propriedades técnicas como solidez à luz, resistência térmica e estabilidade química.

No geral, estes produtos são indicados para utilização em plásticos de engenharia por conta da compatibilidade química com resinas mais sensíveis como PC, PA, PET, PBT e ABS. A resistência térmica e transparência destes produtos também são características positivas para estas aplicações. Confira na imagem abaixo um exemplo de aplicação do corante Solvent Red 135 utilizado em formulações de Masterbatch em PC para fabricação de iluminação automotiva.

Fonte: Produção do autor

 

Além dos corantes tradicionais, existem outros tipos de corantes como o caso dos corantes poliméricos, mais indicados para aplicações na resina PP. Os corantes tradicionais costumam apresentar problemas de migração em aplicações em resinas poliolefínicas, por isso seu uso não é recomendado.

A quantiQ possui uma linha completa de corantes em seu portfólio para o mercado de Plásticos. Veja na tabela abaixo alguns destes produtos identificados pelo sistema global de classificação "Color Index"

PRODUTO

COLOR INDEX

CLASSE QUÍMICA

CAS NUMBER

Solvent Yellow 114

47020

Quinophthalone

116-75-6

Solvent Yellow 93

48160

Methine

4702-90-3

Solvent Red 135

564120

Perinone

20749-68-2

Solvent Red 179

564150

Perinone

6829-22-7

Solvent Red 195

-

Azo

-

Solvent Red 41

73300

Benzo

522-75-8

Solvent Orange 63

68550

Thioxanthene

16294-75-0

Solvent Orange 60

564100

Phthaloperin

6925-69-5

Solvent Blue 104

61568

Anthraquinone

116-75-6

Solvent Green 28

-

Anthraquinone

28198-05-2

 

Atualmente, algumas das principais produtoras do mercado de corantes vem apresentando instabilidade no fornecimento da matéria-prima, principalmente devido a impactos gerados pela pandemia como paradas de plantas, entre outros.

Para garantir disponibilidade do produto no mercado, a quantiQ conta com parceiros de presença global para oferecer ao mercado os principais insumos da cadeia de plásticos. Além da linha de corantes, a distribuidora disponibiliza as linhas de pigmentos orgânicos, pigmentos inorgânicos, dióxido de titânio, óleos minerais e aditivos de performance.

Adicionalmente, a quantiQ conta com equipe especializada para atendimento ao mercado de Plásticos e oferece suporte técnico parra atender as necessidades de seus clientes.

Entre em contato conosco para maiores informações e solicitação de amostras: plastico@gtmchemicals.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este artigo foi escrito pelo colaborador Leandro Souza, Gerente de Contas do mercado de Plásticos da quantiQ. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o autor pelo e-mail ldelima@gtmchemicals.com .