Banner Notícias

Notícias

Veja como o pigmento Vanadato de Bismuto pode conferir maior cobertura e rendimento à sua Tinta

linkedin
compartilhe no Linkedin

Quando falamos em tinta, logo nos vem à cabeça a questão da cor. Além de proteger os substratos sobre as quais são aplicadas, as tintas constituem-se em um dos principais meios que existem para conferir cor aos objetos de nosso dia a dia. Desde automóveis, móveis, utensílios domésticos e até nas paredes de nossos lares, as tintas estão presentes em uma ampla gama de tonalidades.

Para que as tintas possam apresentar a cor desejada, é necessário utilizar substâncias denominadas pigmentos. Mas o que são pigmentos?

Pigmentos são minúsculas partículas na forma de cristais que apresentam uma cor específica, a qual é definida pela constituição química do material. Ao serem adicionadas ao meio líquido da tinta, essas partículas são dispersas e estabilizadas, ficando uniformemente distribuídas no filme seco que irá recobrir a superfície.

Os pigmentos são distribuídos em duas grandes classes: pigmentos orgânicos e pigmentos inorgânicos.

Pigmentos orgânicos são resultados de uma síntese química que utiliza substâncias orgânicas como matéria-prima, resultando em moléculas grandes e complexas. Já os pigmentos inorgânicos são, em sua grande maioria, óxidos derivados de minerais extraídos da natureza.

Além da cor, existem vários outros atributos que podem ser utilizados para qualificar os pigmentos. Abaixo listamos alguns deles:

- Poder de cobertura: capacidade de cobrir o substrato sobre o qual a tinta é aplicada.

- Resistência à luz: capacidade do pigmento de manter a sua cor inalterada sob a presença de luz, principalmente luz solar.

- Dispersão: determina o comportamento do pigmento ao ser disperso na tinta líquida. Pigmentos difíceis de dispersar irão requerer maior tempo e energia no processo, enquanto pigmentos fáceis de dispersar utilizarão menos tempo e energia.

- Cromaticidade: determina o quão limpa e intensa é a cor do pigmento.

Existem muitas outras características, mas neste artigo iremos nos concentrar nesses itens mencionados anteriormente.

 

Vanadato de bismuto: características e vantagens

Os pigmentos a base de vanadato de bismuto são pigmentos amarelos classificados como inorgânicos. Como vantagens desses pigmentos, podemos dizer que apresentam ótima cobertura, alta resistência à luz, facilidade de dispersão e alta cromaticidade, ou seja, são pigmentos que apresentam diferentes subtonalidades de amarelos limpos e intensos.

O principal parâmetro para sabermos o quanto de tinta vamos utilizar em uma pintura é a capacidade dessa tinta de cobrir o substrato, ou seja, a capacidade da tinta de "esconder o fundo" sobre o qual ela é aplicada.

Se uma tinta apresenta dificuldade em cobrir o substrato, será necessário aplicar mais camadas para atingir o objetivo esperado. Por outro lado, se ela apresenta facilidade para cobrir, menos camadas serão necessárias.

Desta forma, podemos dizer que tintas formuladas com vanadato de bismuto apresentam maior rendimento e, consequentemente, menor custo em uso. Isso significa que, mesmo que uma tinta formulada com vanadato de bismuto tenha um preço maior por litro, o custo da pintura será menor já que haverá uma redução na utilização do produto.

Em tempos em que a melhora da produtividade é um fator fundamental, conhecer tecnicamente os materiais que são utilizados torna-se um fator fundamental para o sucesso dos negócios.

A quantiQ conta com um portfólio de pigmentos para o mercado de Tintas e oferece a linha de pigmentos amarelos Vanadato de Bismuto da representada DCL, empresa líder global no fornecimento de pigmentos e dispersões de cores. Nos últimos anos a DCL tem desenvolvido novas e inovadoras alternativas dentro de sua linha de pigmentos amarelos. Veja seus principais produtos:

  • DCC RMX: Vanadato de Bismuto sem modificação com pigmentos orgânicos mais avermelhado do mercado.
  • DCC RMXS: Maior poder tintorial do mercado - Rápida dispersão.
  • DCC 2095 e 2096: Especialmente desenvolvidos para linha arquitetônica.
  • DCC 2 GTAA: Vanadato de Bismuto com maior resistência alcalina do mercado.

Para saber mais informações sobre os produtos disponíveis, entre em contato com tintas@gtmchemicals.com .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigo escrito pelo colaborador Sergio Rubio, Coordenador Técnico dos mercados de Tintas, Adesivos e Construção Civil da quantiQ. Entre em contato com o autor através do e-mail: srubio@gtmchemicals.com