Banner Notícias

Notícias

Verão e o uso de filtros solares para proteção da pele

linkedin
compartilhe no Linkedin

O mês de dezembro é marcado pelo começo do verão e uma das características desta estação é a alta taxa de radiação solar, fator que pode colocar em risco a saúde da pele e aumentar o risco de câncer de pele. De acordo com pesquisas feitas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em 2020, o câncer de pele é o tipo de doença mais recorrente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Com o diagnóstico feito no início, possui mais de 90% de chances de cura.

Com esta conscientização da população, a procura por produtos com apelo para cuidados com a pele tem crescido exponencialmente, em especial para produtos com proteção solar.

 

O aumento do consumo de produtos fotoprotetores

De acordo com o Mintel, é possível observar que muitos consumidores compreendem a importância do sol para o organismo, principalmente para reposição de vitamina D, além de promoção de bem-estar físico e mental. No entanto, eles também reconhecem seus perigos para a pele, e por isso, procuram por produtos que solucionem essas questões.

Podemos ver esse movimento demonstrado em uma outra pesquisa feita pelo Mintel, a qual aponta quais são os principais lançamentos mundiais vistos nos últimos 12 meses até maio de 2021.

Os dados apontam o crescimento em protetores com FPS 39+ que apresentam características como resistência à água e suor, proteção múltipla contra poluição, luz azul e até vírus e bactérias, além da proteção contra os raios ultravioleta. Outros pontos relevantes na escolha dos produtos são aqueles com foco no bem-estar adicionando perfumes, texturas e elementos lúdicos que ajudam a relaxar.

Protetores solares minerais mais ecológicos também ganham destaque e continuam a se expandir. Esta categoria deve ganhar mais força à medida que mais participantes do mercado entrem no segmento. No Brasil, 38% dos consumidores se interessam por produtos de proteção solar que não possuam impacto negativo no meio ambiente (Mintel).

 

Entendendo as diferenças entre os raios solares

Existem 3 tipos de raios solares, veja abaixo quais são eles e suas principais características:

  • UVA:

Os raios UVA representam 95% da radiação solar emitida pelo sol e são os mais preocupantes para a saúde humana, pois chegam até independente do clima, seja frio, chuva, neve, sol ou garoa. Esses raios penetram mais profundamente em nossa pele e são responsáveis pelo envelhecimento precoce, manchas na pele, alergias e doenças como o câncer de pele.

Positivo: Bronzeamento

Negativo: Manchas/ Rugas/ Bronzeamento Imediato/Risco de Câncer

 
  • UVB:

Já os raios UVB penetram mais superficialmente na pele, representando somente 5% da radiação solar. Esses raios causam as vermelhidões e queimaduras solares típicas das estações quentes do ano e também promovem risco de câncer. Como ponto positivo, os raios UVB são capazes de ativar a síntese de vitamina D em nosso organismo por meio da exposição solar.

 

Tipos de filtros solares

Agora que você sabe as diferenças entre os tipos de raios solares, é importante entender que existem também diferentes filtros solares. Estes são substâncias que promovem proteção contra a radiação ultravioleta do sol, veja abaixo suas principais características:

  • Filtros Orgânicos/Químicos: Tem como função absorver a radiação UVA e UVB (Alta Energia 290 a 400nm) e converte para radiação de baixa energia.
  • Filtros Inorgânicos/Físicos: Apresentam função de refletir e/ou dispersar a radiação.

Além do uso de filtro soltar, é importante manter alguns cuidados com a pele para garantir maior proteção. Listamos algumas dicas, confira:

  • Proteja os olhos com óculos solares;
  • Consulte sempre um profissional, ele poderá colaborar para encontrar o melhor tipo de produto para sua pele;
  • Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h;
  • Mantenha-se hidratado;
  • Tenha uma alimentação saudável;
  • Use regularmente o filtro solar;
  • Use chapéu/ boné quando estiver exposto a luz solar;
  • Garantir a proteção após a exposição ao sol como uso de autobronzeadores e pós sol;
  • Utilizar protetor solar também em dias nublados e dentro de casa.
 Para garantir um alto desempenho de formulações focadas em proteção solar, a quantiQ, distribuidora de produtos químicos, oferece diversas soluções em seu portfólio. Quer saber mais informações? Entre em contato com um dos executivos de contas da quantiQ através do e-mail: personalcare@gtmchemicals.com.
 

A distribuidora também oferece aos seus clientes serviços de desenvolvimento personalizado, Marketing Insights e testes de formulações em laboratórios, armazenagem e manuseio de produtos químicos.

 

       

Artigo escrito por Agda Martins e Luíza Torquato, ambas do Marketing Técnico da quantiQ.

 

Referências:

 A year of innovation in suncare 2021. Mintel, 2021. Disponível em: https://clients.mintel.com/report/a-year-of-innovation-in-suncare-2021?fromSearch=?freetext=sun  

Juntos, vamos trabalhar pela prevenção ao Câncer da Pele. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dezembroLaranja